sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

1 milha na pista: Corrida 113 anos de atletismo do Clube Esperia

Já ouviu falar de Roger Bannister? 

Ele foi o primeiro corredor a completar 1 milha (1.609m) abaixo de 4 minutos.

Na época Bannister era estudante de Medicina e tinha este objetivo como uma obsessão.
E conseguiu o feito na Inglaterra, no estádio Iffley Road da Universidade de Oxford, em 6 de maio de 1954. Foi em uma pista arenosa, bem diferente da borracha sintética dos dias de hoje, o britânico contou com a colaboração de dois colegas de atletismo para serem seus "coelhos".

Bannister cruzou a linha de chegada com 3min59seg, na época os centésimos não faziam parte da cronometragem. 

O recorde de Bannister durou apenas 46 dias. Desde então, a marca já caiu quase 17 segundos e tampouco parece despertar o interesse dos atletas modernos. O recorde atual, 3m43s13, em poder do marroquino Hicham El, foi estabelecido em 1999. Mesmo assim, a façanha de Bannister virou livros e filmes.

Iniciei a postagem com este feito apenas para ilustrar sobre o texto de hoje e também pela conquista de Bannister ter sido um marco na história do atletismo.


No último domingo, em comemoração aos 113 anos de atletismo do Clube Esperia, ocorreu o  "Desafio 4 voltas", na pista do clube, com uma prova de 1 milha (1.609m). 
A corrida foi aberta para os associados e convidados, que puderam testar sua velocidade na corrida ou no ritmo pessoal pretendido. Mas é claro que uma corrida como esta, ressalta o espírito competitivo de todos, não é mesmo?

Para os corredores que estão mais acostumados com provas mais longas, acima de 5k, precisam de alguma forma definir uma meta e assim cumprir a prova de forma positiva.

O critério que utilizei para definir o meu tempo alvo, foram os intervalados extensivos, de meu planejamento de treinos.

O ritmo dos intervalados foi uma base para não largar na prova em uma velocidade muito superior e correr o risco de não aguentar o ritmo inicial.

O Marcelo também participou, assim como o aluno Maurício. Cada um tinha o seu tempo-meta a cumprir, caso tudo ocorresse de forma harmoniosa.

Aquecimento descontraído :)

Competi na primeira bateria das mulheres e primeira do dia, a largada foi dada por volta das 8h15. 


A minha meta era cumprir em 6min30seg, ritmo médio de 4 min/km. O resultado foi 6min27seg, ficando na primeira colocação da categoria sócio, e quinta da categoria geral.






O Marcelo e o Maurício competiram na primeira bateria masculina, terceira do dia, com largada as 9h. 



Seus tempos foram excelentes! Respectivamente: 5min47 e 6min04. O Marcelo ficou na terceira colocação da categoria sócio.




Foi uma ótima experiência competir em uma prova de meio-fundo e perceber na prática o quanto se difere das provas que estou acostumada a participar.



Parabéns aos participantes e a todos envolvidos! Foi um ótimo evento! 

Parabéns ao Clube Esperia pelos 113 anos fazendo parte da história do atletismo!

Leia mais no blog do Clube Espéria: 





Um comentário:

Marcelo disse...

Parabéns Dani. Pela prova, pelos alunos e pelo belo texto.

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...