segunda-feira, 28 de julho de 2014

Segunda etapa Circuito Athenas São Paulo

Neste domingo, dia 27 de julho, São Paulo recebeu a 2ª etapa do Circuito Athenas.


O evento ofereceu aos participantes a opção de participar de uma das três distâncias oferecidas: 5, 8 e 16K. A prova contou com um total de 1179 participantes entre homens e mulheres.

O dia amanheceu bastante frio acompanhado de uma garoa fina que se intensificou ao longo da prova, principalmente aos corredores que participaram da maior distância.
A temperatura foi bastante favorável aos corredores, além do percurso plano.

Momentos antes da largada. Foto: Iguana Sports
Participei da prova dos 16k. Consegui ao longo dela manter um ritmo bastante uniforme, mesmo com o vento contra e garoa na segunda metade. Mantive a primeira colocação do começo até o final da prova, e graças a Deus a conclui com uma sensação de dever cumprido.
Finalizei em 1h06'37", com um pace médio de 4:09.






Pódio feminino 16K

Agora é seguir em frente, pois semana que vem estarei presente na Golden Four da Asics para correr a minha distância preferida: meia maratona!

Parabéns a todos!

Resultados oficiais no site do evento: http://suacorrida.com.br/timefinisher/index.php


domingo, 27 de julho de 2014

Conquistas

"O primeiro lugar pertence a todos"


Circuito Athenas II etapa - 16k

Primeira colocada geral


Parabéns a todos das conquistas pessoais!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

#Treinamento


É muito gratificante para o corredor visualizar o resultado que seus treinos promovem. E a competição pode ser o momento em que avalia-se uma parte do processo. É claro que não devemos excluir as possibilidades deste dia ser influenciado negativamente por diversos fatores, mas sabe-se que se isto se tornar frequente em todas as competições,
o planejamento deve ser revisto.
Bons treinos!

domingo, 20 de julho de 2014

19ª Corrida Corpore Bombeiros - Central Plaza Shopping


Dia 20 de julho de 2014, depois de 4 anos participei novamente da Corrida dos Bombeiros.

Uma prova que oferece aos participantes um percurso desafiador e ao mesmo tempo muito bom de percorrer.

A largada foi dada pontualmente as 7h30 aos 3979 participantes entre homens e mulheres.


Foi um evento muito bem organizado pela Corpore em parceria com o Central Plaza Shopping, entre outros importantes patrocinadores.
Junto ao evento da corrida ocorreu também apresentações em comemoração ao dia do Bombeiro (2 de julho). Além da exposição dos veículos utilizados em décadas anteriores.







Larguei dentro do ritmo planejado, até o quilômetro 6, trecho composto em sua maior parte terreno plano, mantive o ritmo bastante uniforme: 4:03, 3:58, 4:01, 4:02, 4:02, 4:00. Após o 6º quilômetro iniciou o trecho em subida (2km no total): 4:26, 4:53, 4:21, 4:08. O tempo líquido foi de 41:55. Fiquei na 6ª colocação no geral.
 
 
Apesar do tempo de conclusão ter sido superior a outras corridas da mesma distância fiquei bastante satisfeita levando em consideração as dificuldades oferecidas pelo percurso.

Agora é seguir em frente com os treinos rumo aos próximos desafios.

Parabéns a todos participantes e a Corpore por mais um grande evento!


quinta-feira, 17 de julho de 2014

Período competitivo #3


Hoje foi um treino contínuo, em um ritmo confortável. Domingo tem prova: 
19ª Corrida dos Bombeiros! 


Muito obrigada a Corpore Brasil pelo auxílio.
Que seja uma ótima corrida a todos!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Divoks: teste de produtos

Grande parte dos corredores estão sempre a procura de roupas e acessórios para deixar a corrida diária mais confortável e com uma sensação de bem estar.

Lembro-me quando comecei a correr, no ano de 2001. Não tínhamos tantas opções como hoje em termos de tecidos tecnológicos que absorvem melhor o suor, que causam menos atrito, que absorvem menos calor, entre outras qualidades.

O mercado e todas as marcas envolvidas com o esporte procuram sempre melhorar seus produtos e quem sai ganhando com tudo isso é o público consumidor.

Tive a oportunidade de testar alguns produtos de uma nova marca no mercado, a Divoks, lançada recentemente, no ano de 2012.


Recebi um kit completo composto de camisetas, bermuda, leg, top, meia, boné, todos produtos voltados para a prática da corrida.








Utilizei todas as peças recebidas e gostei muito do conforto oferecido pelas mesmas.
O tecido cumpre com o papel de absorver o suor e não ficar encharcado, além da troca de calor.

Uma das corridas que utilizei as peças da marca: Short feminino running
5ª Volta da União / Campeã dos 4K


Apenas uma sugestão para a calça legging, o ideal é escolher um tamanho que fique bem justo ao corpo para que no momento da corrida ela não fique caindo. Gostei muito do tipo de tecido desta calça, não havia utilizado nenhum igual.

Mais informações e acesso aos produtos no site: http://www.divoks.com/ e fanpage da empresa: https://www.facebook.com/Divoks?fref=ts

Gostaria de agradecer a Divoks por esta oportunidade e desejar muito sucesso!




terça-feira, 15 de julho de 2014

Período competitivo #2


Semana do período competitivo e hoje foi um treino de ritmo. Sessão em que se realiza uma determinada distância dividida em um número de repetições, com pausas entre elas. Esta distância é realizada dentro de uma margem do ritmo pretendido a ser feito na prova.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Período competitivo


Semana do período competitivo com redução do volume e intensidade. Hoje foi dia de contínuo com o ritmo e a percepção de esforço caminhando juntos. Dados muito importantes para o controle do treinamento.
A primeira prova do segundo semestre se aproxima: serão os 10K da Corrida Fundação Pró Sangue - Corra pela vida, dia 20 de julho.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Cadência e amplitude de passada

Gráfico Garmin Connect
Muito interessante olhar uma sessão de treino e verificar o quanto se altera a cadência, ou seja, as passadas por minuto (ppm) e a amplitude da passada de acordo com a velocidade atingida. E o quanto isso influencia na percepção de esforço ...pela carga imposta ao organismo.
Este gráfico obtido por um gps mostra uma sessão de treino de ritmo. O início é o aquecimento, com média de 168 ppm, seguido de repetições de 2km com dois minutos de pausa.
Nas repetições de 2km a média ficou próxima de 180 ppm. Um número bastante conhecido entre os corredores por ser o "ideal" em atingir.
A amplitude da passada também influencia muito nestes números. Nas repetições de 2km ela variou de 1,36 a 1,39 metros e nos trotes entre 1,10 a 1,14 metros.
Optar entre a escolha do aumento da amplitude da passada ou da cadência em favor da velocidade pode promover influências diferentes, tanto no desgaste energético quanto na mecânica do movimento. Para se ter mais certeza de como estes fatores influenciam é preciso ir em busca de estudos que avaliaram estes dados.