Parece que foi ontem que iniciei minhas primeiras passadas na corrida de rua. Uma modalidade que transmite uma facilidade de acesso, que permite a prática em lugares diversos, mas que ao mesmo tempo é complexa e repleta de discussões.
Um esporte que assim como todos, independente do nível e objetivo do praticante, requer um mínimo de planejamento. Pois só assim a pessoa conseguirá visualizar os resultados e sua evolução no decorrer do tempo.
E este planejamento não é igual para todos. É individualizado e construído a partir das possibilidades de cada um.
Ele pode e deve ser alterado sempre de acordo com as respostas das cargas de treinamento impostas, que devem ser monitoradas para que a sua distribuição nos períodos seja adequada e compatível a cada pessoa.
Confesso que no início de tudo eu não tinha o privilégio deste controle, mas inconscientemente e talvez pela experiência e sensação de esforço de cada "treino", de alguma forma eu balanceava estas cargas.
Agora vejo o quanto isso é importante e que contribui para a minha evolução na corrida. A cada conquista valorizo ainda mais este controle dos treinos.
Semanalmente os estímulos são distribuídos, e fatores como volume, ritmo, duração, percepção de esforço e método de treino são utilizados para o controle de treinamento.
Em uma semana realizo 5 sessões, sendo duas de contínuo, duas de intervalado e um longo.
Em todas sessões faço o registro do volume total, duração, ritmo médio e dos intervalados, e minha percepção de esforço. No final da semana envio o retorno ao treinador, para que assim ele analise se é preciso um ajuste nas próximas. Cada treino nos ensina a treinar melhor no próximo, cada sessão possui seu papel de importância, e elas estão distribuídas em seu planejamento propositalmente.
Por isso siga seu planejamento e converse sempre com a pessoa que te instrui. Não fique com dúvidas. E o mais importante: fale sempre a sua real sensação perante aos treinos, pois é a partir dela que seu planejamento continuará a ser elaborado e terá uma continuidade correta e individualizada.
Bons treinos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Duas meias maratonas em semanas seguidas
Em outubro de 2024, participei de duas provas de meia maratona em dois finais de semana seguidos. Isso ocorreu por conta de uma delas ter ti...

-
🏃Dia 6 de julho participamos da 21. Almenlandlauf, uma corrida do circuito WeizerCup, que são uma série de provas que ocorre nas regiões pr...
-
No dia 21 de abril participei da meia maratona na cidade de Viena - Áustria. Iniciei a minha preparação específica em dezembro de 2023, com...
-
O dia 14/10/2012 se tornou um momento inesquecível da minha vida no mundo da corrida. O dia em que meu tão sonhado sub 40 nos 10K foi alcanç...
Nenhum comentário:
Postar um comentário