quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Segunda prova das "longas"

Como mencionei no texto anterior, no domingo seguinte a Venus, o Marcelo e eu teríamos mais uma prova. Eu nos 10km e ele nos 5km.

Dia 9 de setembro, fim de semana do feriado, mais uma prova para a minha história com a corrida. Eu e o Marcelo escolhemos a corrida do Clube Pinheiros, pelo percurso rápido e por ser uma forma de conhecermos a pista deste clube. E também pela data da prova estar apropriada para o nosso período de competições.

Largada em horário ideal, 6:45h, na Marginal do Rio Pinheiros, com direito a até blue line para guiar os corredores a realizar a distância correta.

Tinha em mente um ritmo parâmetro que a prova anterior me forneceu, e também em realizar uma prova progressiva ou mesmo com um ritmo similar do início ao fim.

Como largamos no pelotão geral, pude executar um pace consciente e real no primeiro quilômetro e depois entrar na minha prova. A cada quilômetro um pace sempre próximo a 4:16-4:19. E assim consegui fazer uma excelente prova e até ultrapassar algumas corredoras, garantindo uma quarta colocação do publico geral. Tempo final, 43:08 (4:19). Meta de sub 44 minutos batida💪!

O Marcelo, como sempre, arrasou nos 5km, fez mais um sub 19 minutos (18:54) - corre muito💨💨💨!
Um orgulho de ver como ele está se identificando com os 5km, assim como eu me identifico com provas de 10km para cima 😀.







Parabéns a todos participantes, em especial ao Marcelo👏👏👏!

Agora é continuar os treinos rumo a próxima em outubro. A minha será a meia maratona, minha distância alvo. E o Marcelo, mais uma vez nos 5km para voar, literalmente.

Obrigada por sua visita e até a próxima!

Bons treinos!

terça-feira, 4 de setembro de 2018

De volta as “longas” – Período competitivo nº 2 de 2018


Desde quando comecei nas corridas de rua, as provas “mais longas” sempre me atraíram mais.

Acredito que por minha estreia ter sido na São Silvestre, isso pode ter influenciado o meu gosto e também ficar mais alinhado com a minha personalidade.

Fiquei por mais de um ano recentemente (aproximadamente 1 ano e 5 meses), dedicando as provas de 5km. Meus treinos estavam direcionados a elas e consegui conquistar meu sub 20 minutos e aproximar de minha melhor marca pessoal.

Meus treinos ficaram muito bem organizados, e completo pela primeira vez 3 anos sem me lesionar, isso sem deixar de fazer treinos de maior volume e os de maior intensidade.

O segredo foi respeitar cada sessão de treino e objetivo, assim o corpo teve o tempo para recuperar e receber os estímulos da forma mais adequada possível.

Iniciei no mês de abril minha periodização para as provas mais longas (10, 15 e 21km), e no dia 2 de setembro, marquei o reinício nas provas.

Escolhi a Corrida Venus 15km, uma prova somente para mulheres, e com um percurso bom de se correr.

Os meus treinos me guiaram para definir meu pace alvo, e assim fui muito confiante para esta reestreia.

A meta era correr entre 4:25 – 4:30, pace de meus treinos de Limiar e Ritmo.





Mantive nas parciais paces muito próximos disso e conquistei o meu objetivo muito feliz e satisfeita pela corredora que estou construindo novamente.




Completei os 15km em 1:05:30, (4:22 min/km), quarta colocada no geral.


Há aproximadamente 1 ano e meio atrás, este era meu pace nas provas de 5km, para se ter uma ideia da evolução.

Por isso que sempre digo aos meus amigos corredores e alunos: o treino é nossa aprendizagem diária, respeitar o que cada sessão pede, é fundamental. A hora de correr leve precisa ser tão respeitada quanto a hora de correr forte. Somente a variabilidade dos estímulos trarão ganhos em nosso condicionamento geral, e melhorar nosso rendimento.

Respeite sempre seus treinos!



Finalizando, quero agradecer especialmente ao Marcelo, que realiza todos os treinos comigo. Esta parceria é fundamental, muito obrigada por tudo!



E no próximo domingo, a segunda prova deste período competitivo, 10km do Clube Pinheiros. E desta vez o Marcelo também corre, nos 5km, sua primeira prova deste segundo período competitivo de 2018..



Obrigada por sua visita e bons treinos!

Duas meias maratonas em semanas seguidas

Em outubro de 2024, participei de duas provas de meia maratona em dois finais de semana seguidos. Isso ocorreu por conta de uma delas ter ti...