Você respeita os seus treinos leves?

Realizar treinos de maior intensidade é importante para a evolução na corrida em termos de velocidade média. Porém é importante também realizar os treinos mais leves para que seu corpo se recupere e assim consiga evoluir.

Os treinos leves são inseridos no planejamento entre os treinos de maior intensidade. Além disso, são formas de complementar o seu volume total semanal.

Você sabia que corredores de elite respeitam muito os treinos leves? Eles, por incrível que pareça, fazem estas sessões de forma mais lenta do que os amadores.

Um grande exemplo disso é a atual recordista mundial feminina de meia maratona, Joyciline Jepkosgei (1h04min52s – 3:05 min/km), realiza seus treinos leves com pace entre 5:00 a 6:00 min/km.
MARTIN HYKL/AFP/GETTY IMAGES

Estas sessões são realizadas no segundo período do dia, no qual a primeira abrange um treino intervalado geralmente - Leia mais em https://www.si.com/edge/2017/04/05/joyciline-jepkosgei-half-marathon-world-record-training-coach-nicholas-koech

Se pensarmos em um exemplo de um amador que tem como marca na meia maratona de 1h45 – 5:00 min/km), deveria ter as suas rodagens leves muito mais lentas do que este ritmo. Se comparar a Joyciline que faz um pace de 3:05 na meia e rodagens a 5 e 6 min/km, este amador teria que fazer as suas ao menos entre 7:00 a 8:00 min/km.

É claro que este é apenas um exemplo simples, mas nos faz pensar que temos que dar real importância a este treino. Geralmente a maior parte dos corredores não dá e até pensam que é perda de tempo, e que todas sessões precisam ser difíceis. Porém não é assim que funciona.

Cada método possui um papel em seu treinamento. Funciona como um quebra - cabeça. Se tirar alguma peça ou mudar a sua posição, ela não irá se encaixar, comprometendo o produto final: seu objetivo.

Pense bem nos seus treinos e se realmente está fazendo o que precisa em cada dia, sem exceder desnecessariamente.

Bons treinos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locais para treinar - Pista do Bolão

Meia Maratona Internacional de São Paulo como atleta Ativo

Meu primeiro review: Nike Zoom Fly :)