domingo, 4 de outubro de 2015

O retorno



Há algumas postagens comentei sobre uma dor intermitente que impediu de correr por dois meses. Na época não imaginava que esta dor estava relacionada com um problema nas costas, mais especificamente em duas vértebras lombares, L4 e L5. 

A fase mais critica foi após a minha participação nos 6k da Olympikus Family Run, no Rio de Janeiro, tive que interromper totalmente os treinos de corrida, mantendo apenas giros leves com a bicicleta e alguns exercícios de fortalecimento que não me causassem dor. 
E foi através de exames de imagens e orientações de grandes profissionais que pude realizar um tratamento adequado.

Mas esta postagem é para contar a vocês como estou no retorno aos treinos.

Iniciei esta fase dia 22 de setembro, e este foi o dia de comprovar que estava curada. A paciência é essencial agora, para que eu possa aos poucos me readaptar a rotina de treinos.

Organizei o meu planejamento, priorizando inicialmente volume baixo e ajuste da intensidade conforme as minhas evoluções semanais. 
A frequência até o final deste ano será de 3 vezes semanais nos treinos de corrida, alternados com 3 dias de musculação, e um de ciclismo.

Coloquei uma prova alvo no final de novembro, para ter um parâmetro e comparar com marcas anteriores a lesão.

Na próxima e terceira semana de treinos, retorno aos estímulos de velocidade, através de fartleks, e mais a frente intervalados intensivos e extensivos, e treinos de ritmo, quando a competição se aproximar.

O controle é através da combinação das variáveis volume, intensidade (velocidade), tempo, percepção de esforço e cansaço. A partir destes dados consigo calcular a carga de treinamento diária, e a distribuir de forma adequada.

Estou muito contente por retomar a rotina de treinos, com muito mais cautela e paciência, aplicando todo conhecimento adquirido nestes meus 15 anos de corrida de rua aliados ao que trabalho e estudo diariamente.

Será um grande prazer relatar nas próximas postagens sobre a minha evolução nos treinos e os ajustes feitos para isso.

Obrigada por sua visita! Bons treinos!
#correreminhavida 


Um comentário:

Unknown disse...

Legal saber que está de volta aos treinos. É muito chato quando ficamos impossibilitados de fazer o que a gente mais gosta.

Bom retorno e bons treinos!

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...