quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Corredor precoce


A frase acima me estimulou a refletir sobre entrada precoce de corredores em distâncias maiores.

Será que ao iniciarmos na modalidade esportiva CORRIDA pulamos etapas importantes?

Se pensarmos desde o início, quando nascemos e iniciamos os primeiros movimentos, aprendemos a rastejar, rolar, e enfim gatinhar.

E o correr também está inserido neste aprendizado, é a parte final desta série de movimentos que não precisam ser ensinados.

Para cada fase, necessitamos de tempo para nos adaptar e aperfeiçoar, e assim progredir para a próxima. E no treinamento planejado para a corrida isso não seria diferente, pois há a necessidade de nos adaptarmos aos estímulos, e principalmente a todas variáveis existentes como controle do treinamento.

Pesquisadores publicam diariamente estudos que investigam as causas mais frequentes de lesão, relacionados ao treinamento. E uma das causas maiores é o aumento brusco das variáveis volume e intensidade.

Precisamos de tempo para aumentarmos a quilometragem a ser percorrida. Por isso fico extremamente preocupada quando vejo pessoas que partem precocemente para a distância MAJOR nas corridas: a MARATONA.

São necessários experiências anteriores com as distâncias menores a ela. É muito mais interessante se desafiar bastante nos 10k, 15k, meia maratona muitas vezes, antes de partir para a estreia em uma maratona.

Não se deixe levar por esta onda de pessoas que participam de uma prova como esta sem preparação adequada. Pois mesmo com um treinamento adequado, percalços podem ocorrer no caminho.

Primeiramente siga um planejamento adequado e aventure-se nas distâncias menores, para assim estar certo de que é a hora certa.
E lembre-se, você não é obrigado a participar de uma maratona para se tornar um corredor. A corrida é muito mais do que isso, ela te traz benefícios diários se a fizer com cautela, dedicação e segurança!

Corra, adquira experiências, vivências, aprendizados e divirta-se muito com seus treinos!


Leitura recomendada sobre o assunto, por Marcelo Camargo: 
http://corridanoar.com.br/quanto-tempo-e-necessario-para-se-preparar-para-uma-maratona/

Nenhum comentário:

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...