quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Locais para treinar - Pista do Bolão

O sonho de grande parte dos corredores é ter uma pista de atletismo para treinar. Mas nem sempre é possível ter este acesso, infelizmente.

Os moradores de Jundiaí tem o privilégio de ter uma pista oficial de uso público. Sempre tive muita vontade de conhecer o local, e esta semana surgiu a oportunidade.


A pista fica localizada no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, conhecido como Bolão, que foi inaugurado dia 4 de outubro em 1953 pelo prefeito Luiz Latorre para ser utilizado na disputa do 18º Jogos Abertos do Interior.


Por todo o envolvimento e dedicação no processo de construção, o ginásio recebeu o nome do Dr. Nicolino de Lucca, médico e grande jogador de xadrez. No ano de 1984, foi feita uma ampliação no complexo, com a construção do edifício anexo, das quadras poliesportivas e da pista de atletismo.


Hoje, o conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca é composto pelo ginásio de esportes, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo, piscinas descoberta e coberta aquecida, além de abrigar o edifício da Escola de Educação Física (Esef) de Jundiaí.



Portaria
Ginásio

Parte interna do Ginásio
Dentro do Ginásio há um acervo com diversos trofeus conquistados ao longo de todos estes anos. Um verdadeiro tesouro repleto de histórias de grandes atletas. Entre eles, uma foto com a imagem de Nelson Prudêncio, que foi medalha de prata na Olimpíada da Cidade do México, em 1968, e bronze em Munique, em 1972. Além de ser o primeiro das Américas a superar os 17 metros, e que por três vezes, estabeleceu o recorde mundial.

Fui conhecer a pista e fiz na segunda e na quarta as sessões de treino intervalado.


Placas com as regras de utilização da pista






Seria muito bom se tivéssemos mais locais como este, públicos, para treinar. Afinal, a corrida é a modalidade do atletismo que tem o número de praticantes em ascensão, e precisava ser mais valorizada.








Nenhum comentário:

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...