terça-feira, 30 de setembro de 2014

Avaliação na Trifosfato

Com o apoio dos profissionais do laboratório de Fisiologia do Esporte TriFosfato,  tive a oportunidade de realizar um teste para um maior controle e monitoramento de meus treinos.


O local oferece serviços de avaliação para atletas amadores e profissionais. A equipe é comandada pelo Professor Doutor Gerson Leite, que inclusive foi meu professor em minha graduação.
Ele possui uma vasta experiência na Fisiologia do esporte e trabalha com atletismo, ciclismo e triátlon. Já trabalhou com atletas Paralímpicos do Atletismo e Natação conquistando inúmeras medalhas em Mundiais, Jogos Panamericanos e Paralímpicos.
Tive o prazer e privilégio de assistir sua defesa de doutorado, o estudo foi realizado com parte dos Nadadores Olímpicos do Brasil, cujo resultado final foram duas medalhas olímpicas.

No dia 15 de setembro fui até o laboratório e fiz o teste do Limiar Anaeróbio. Este teste determina as intensidades ótimas para a prescrição do exercício aeróbio a partir de pequenas coletas de sangue durante o exercício.
O protocolo utilizado foi de um teste incremental, realizado em uma esteira. A cada 3 minutos em uma determinada velocidade (definida de acordo com o meu estado atual de treinamento), esta era aumentada em 1km/h. Em cada estagio de 3 minutos foi coletado sangue para obter a quantidade de lactato que o corpo produz no esforço, além da percepção de esforço relatada, comportamento da frequência cardíaca e estimativa do VO2 max através da velocidade máxima atingida.

Coleta de sangue
A partir destes dados pode-se definir as intensidades mais apropriadas para as sessões de treino e assim adequá-las ao estado atual do atleta.

Além deste teste também foi feita uma avaliação antropométrica através das medidas das dobras cutâneas, para estimar a quantidade de massa magra e massa gorda, e análise da composição corporal.

Final do teste
Recebi diversas orientações a partir do resultado obtido que só irão acrescentar em qualidade os treinos diários.

Na próxima semana farei uma avaliação postural, e em breve contarei sobre o assunto.

Gostaria de agradecer a toda equipe da Trifosfato e desejar  a todos envolvidos muito sucesso e conquistas!

O apoio de grandes profissionais faz a diferença!

Nenhum comentário:

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...