sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Reflexões sobre 13 anos de corrida




Parece até que foi ontem que iniciei minhas primeiras passadas na corrida de rua. Um dia que marcou muito e que despertou um grande amor a este esporte. Uma modalidade que transmite uma facilidade de acesso, que permite a prática em lugares diversos, mas que ao mesmo tempo é complexa e repleta de mitos e paradigmas a serem quebrados com a evolução do conhecimento das ciências do esporte.

A corrida despertou também mais tarde a vontade de seguir uma profissão e assim conhecer mais as reações de meu organismo perante ao treinamento.

Comecei a correr e logo de cara tinha uma primeira meta: participar de minha primeira competição. Estreei na corrida de São Silvestre, no último dia do ano. Nesta época, ano de 2000, não treinava seguindo um planejamento, mas o controlava a distância e o tempo que a completava. De alguma forma estava avaliando a cada dia o meu desempenho.

E assim fui melhorando a minha velocidade, aumentando a distância e o tempo de exposição ao esforço. Colocava novas metas e nelas percebia o quanto evoluía, que já não era mais aquela corredora iniciante e que precisava organizar melhor os meus treinos.

Nestes anos seguintes obtive ajuda e auxilio no planejamento de muitos amigos e profissionais da área, cada um contribuiu da melhor forma possível com muito aprendizado.

Procuro sempre atentar-me as respostas do meu organismo. Leio e estudo bastante, sempre. E em todos estes anos evolui muito como corredora. Tenho a minha forma de correr, e é através dela que consegui minhas conquistas, minhas marcas pessoais e metas alcançadas. Quero evoluir muito mais, com a ajuda dos profissionais que estão ao meu lado e que confiam em mim.

Tenho orgulho de toda experiência que possuo até hoje e compartilho com as pessoas que gostam e estão torcendo sempre por mim. Isso é o que mais importa.

Assim como a corrida é algo extremamente importante na minha vida, vejo o quanto também é ou está começando a ser para muitas pessoas. Parabéns a todos corredores: aos que estão começando e aos que já possuem anos acumulados!

Vamos em frente! Bons treinos!

Um comentário:

RODRIGO AUGUSTO disse...

Isso aí Daniela, parabéns, já é uma longa jornada !!! hehehe

Abração e estamos na torcida por sua continuidade e evolução

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogpost.com.br

Duas meias maratonas em semanas seguidas

Em outubro de 2024, participei de duas provas de meia maratona em dois finais de semana seguidos. Isso ocorreu por conta de uma delas ter ti...