segunda-feira, 25 de abril de 2016

Qual é o seu ritmo?

O ritmo na corrida indica a velocidade em minutos por quilômetro (min/km).
Quando você visualiza em sua planilha o ritmo, significa que cada quilômetro você percorrerá naquele tempo. Exemplo: um treino contínuo de 10 km, com ritmo de 5 min/km, terá um tempo total de 50 minutos.
Mesmo se a distância não atingir 1km, podemos determinar o seu tempo através do ritmo. Exemplo: 5 x 800 metros com o ritmo de 4:30 min/km. Cada volta de 800 metros terá o tempo de 3:26 min/km.
Cada método de treino na corrida possui um ritmo diferente. Treinos de menor volume, o ritmo será mais rápido, e treinos de maior volume, o ritmo será mais lento. Com a evolução nos treinos você melhora este ritmo, e assim ele deve ser ajustado constantemente. Os treinos intervalados são os que promovem melhores resultados neste aspecto.
O treinamento indicará o melhor ritmo para uma determinada prova que pretende participar. Por isso é tão importante respeitá-lo desde o início. Também há estratégias de ritmo para as competições, mas isso ficará para um outro texto.
Bons treinos em busca de seu melhor ritmo!

Texto publicado originalmente no site Go Running: 

terça-feira, 5 de abril de 2016

A largada é o seu objetivo!

Começar a correr. É uma tarefa "fácil"?

Sim, apenas realizar continuamente um movimento natural e humano.

Correr é simples sim, e ao mesmo tempo complexo. Mas se tivermos um plano a seguir, tudo fica mais claro.

E para planejar é necessário definir o seu objetivo.

Geralmente a pessoa inicia sem pretensão, apenas com o desejo de correr. Mas é importante definir uma meta, em algo para focar e ver sua evolução. E para que isso aconteça é necessário um planejamento, uma organização das sessões de treino, e monitorar o equilíbrio entre o estímulo e a recuperação. Assim o objetivo se torna o guia deste caminho.


O corredor pode ter mais que um objetivo, mas é necessário definir uma ordem consistente e segura, para que um não atrapalhe o caminho do outro.
E é você que escolhe, como por exemplo, conseguir correr uma determinada distância; ou então correr mais rápido; ou então participar de uma prova; ou apenas começar a correr... O importante é saber qual é, e assim ter a sua corrida guiada.

E você, já definiu o seu? Lembre-se: nunca é tarde demais para isso, nunca é tarde demais para correr!

Bons treinos e foco em seu objetivo!

Texto publicado originalmente no site Go Running: 

Duas meias maratonas em semanas seguidas

Em outubro de 2024, participei de duas provas de meia maratona em dois finais de semana seguidos. Isso ocorreu por conta de uma delas ter ti...