terça-feira, 24 de junho de 2014

Intervalado "as cegas" do cronômetro

Controlar e saber manter um ritmo uniforme auxilia muito nos treinos, inclusive em um treino intervalado.

Em todas as sessões faço os intervalados de olho no cronômetro utilizando parciais como a metade da distância a ser percorrida para controlar o ritmo. Na maior parte dos treinos consigo manter os "tiros" em tempos bem similares.

A percepção de esforço para a intensidade realizada pode auxiliar a manter este ritmo em cada volta. A sensação de fadiga muscular, a frequência da respiração, fornece dicas do tempo de cada intervalado. É claro que há diversos fatores que influenciam nesta percepção, como o clima, o cansaço, entre outros. Mas ela é um importante indicador que ajuda o corredor a aprender a entender e controlar o ritmo.

Hoje resolvi testar a minha percepção de esforço no intervalado. Realizei a sessão sem saber o tempo que estava fazendo cada um. Deixei o gps em uma tela que não me mostrava nenhum tipo de cronômetro que me desse alguma noção de tempo. Assim realizei cada um, controlando apenas a distância percorrida. Que no caso hoje eram 16 de 400 metros com pausa ativa de 1'30".

Olhei o resultado após finalizar todo treino fui analisar os dados obtidos. Fiz todos os intervalados dentro do ritmo programado, com a maior variação de 4 segundos. Sendo que a maior parte oscilou no máximo 2 segundos.

A percepção de esforço pode nos fornecer dados muito relevantes em nossos treinos. Ela está muito relacionada com as adaptações que nosso corpo realiza frente a uma sessão de exercício.

Gostei muito desta experiência que pretendo repetir nas próximos treinos.

Nenhum comentário:

Duas meias maratonas em semanas seguidas

Em outubro de 2024, participei de duas provas de meia maratona em dois finais de semana seguidos. Isso ocorreu por conta de uma delas ter ti...