quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Corrida e planejamento

Parece que foi ontem que iniciei minhas primeiras passadas na corrida de rua. Uma modalidade que transmite uma facilidade de acesso, que permite a prática em lugares diversos, mas que ao mesmo tempo é complexa e repleta de discussões.

Um esporte que assim como todos, independente do nível e objetivo do praticante, requer um mínimo de planejamento. Pois só assim a pessoa conseguirá visualizar os resultados e sua evolução no decorrer do tempo.

E este planejamento não é igual para todos. É individualizado e construído a partir das possibilidades de cada um.

Ele pode e deve ser alterado sempre de acordo com as respostas das cargas de treinamento impostas, que devem ser monitoradas para que a sua distribuição nos períodos seja adequada e compatível a cada pessoa.

Confesso que no início de tudo eu não tinha o privilégio deste controle, mas inconscientemente e talvez pela experiência e sensação de esforço de cada "treino", de alguma forma eu balanceava estas cargas.

Agora vejo o quanto isso é importante e que contribui para a minha evolução na corrida. A cada conquista valorizo ainda mais este controle dos treinos.

Semanalmente os estímulos são distribuídos, e fatores como volume, ritmo, duração, percepção de esforço e método de treino são utilizados para o controle de treinamento.

Em uma semana realizo 5 sessões, sendo duas de contínuo, duas de intervalado e um longo.

Em todas sessões faço o registro do volume total, duração, ritmo médio e dos intervalados, e minha percepção de esforço. No final da semana envio o retorno ao treinador, para que assim ele analise se é preciso um ajuste nas próximas. Cada treino nos ensina a treinar melhor no próximo, cada sessão possui seu papel de importância, e elas estão distribuídas em seu planejamento propositalmente.

Por isso siga seu planejamento e converse sempre com a pessoa que te instrui. Não fique com dúvidas. E o mais importante: fale sempre a sua real sensação perante aos treinos, pois é a partir dela que seu planejamento continuará a ser elaborado e terá uma continuidade correta e individualizada.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...