terça-feira, 23 de novembro de 2021

Ressignificando a corrida


 

A prática da corrida de rua está há tantos anos inserida na minha vida que ela se tornou algo impresso no meu dia. 

No início, ela parecia ainda algo fora do contexto, algo que eu estava me adaptando, mas que de alguma forma já me passava ser tão natural e que eu não iria mais parar de praticar.

Hoje, mais do que nunca antes, a corrida se tornou parte de mim. Independente do tipo de treino que faço (rodagem, treinos intervalados, rodagens mais longas, provas) sinto que a corrida é parte da minha família, e que eu sempre tenho que fazer o melhor que posso para deixá-la feliz e confortável em meu corpo.

Foi nesta época da pandemia, que a cada dia isso foi se tornando mais claro. Fiquei por muito tempo sem competir, e desta forma, enxerguei o significado mais importante da corrida. Eu não treinava somente para competir, era muito além disso. Aliás, agora nem consigo chamar meus treinos de treinos 😆, pois é algo tão natural, que posso chamar até de ritual.

Assim que acordo, já visualizo meu corpo correndo e o quanto aquilo é importante para mim. Boa parte dos meus treinos realizo em circuitos, ou seja, locais que fico dando voltas. Alguns tem um pouco mais de 2km, outros são mais curtos, de 1km, e outros ainda mais, 400 metros, como a própria pista de atletismo. 

Fico tão envolvida neste momento que nem sei quantas voltas eu faço e a cada volta eu sempre vejo algo diferente neste mesmo circuito. É como se com o tempo acumulado da minha corrida, eu enxergasse coisas diferentes na mesma paisagem. E é algo incrível, que nem mesmo eu consigo explicar. 

Quando percebi este sentimento pela corrida, ela se tornou algo ainda mais leve, se tornou minha aliada. Me ajuda em tantos aspectos que não consigo enumerar aqui.

Sempre gostei e ainda gosto muito de me desafiar, de colocar metas e objetivos, independente de ser em provas ou fora delas. É a forma como me comunico com a minha corrida e como ela me ajuda a me tornar mais forte, principalmente no aspecto mental. 

Se você está aqui lendo este texto e é um praticante de corrida, tente encontrar o significado dela na sua vida, de como você se sente diante desta prática e assim ela se tornará algo mais claro para você. Você entenderá o porque ela se tornou sua atividade preferida. Tenho certeza que depois que você entender isso, terá ainda muito mais satisfação quando estiver correndo.

Obrigada por sua visita e boas corridas em sua vida. 😊


Nenhum comentário:

Ressignificando a corrida

  A prática da corrida de rua está há tantos anos inserida na minha vida que ela se tornou algo impresso no meu dia.  No início, ela parecia...