terça-feira, 3 de março de 2020

Primeira prova do ano: Track Field Shopping Galleria



Quem me conhece sabe que gosto muito de correr meia maratona e gosto de encaixar antes da meia alvo algumas provas de menores distâncias, principalmente corridas de 10 quilômetros.

Minha primeira prova alvo do ano será em junho (7), na cidade de Campinas, na meia maratona Pague Menos, e por isso agora em março, planejei duas provas para não ficar muito longe das competições até o meio do ano, e também para testar meu ritmo em ambiente de prova.

O que não imaginava é que esta prova escolhida teria uma altimetria bem difícil.
Tenho o conhecimento de que a cidade de Campinas não é plana, mas não esperava 6 subidas em uma prova de 10km 😱. Assim foi a Track Field Galleria Shopping, que ocorreu dia 1 de março.

Infelizmente o site da prova apenas informava o percurso, mas não sua altimetria, e por isso foi uma surpresa para mim, e também para o Marcelo, que correu nos 5km.

Durante a primeira metade tentava encontrar um ritmo, mas logo vinha uma outra subida ou uma descida forte, que me impediu de manter um pace constante. Senti muito mais a parte cardiorrespiratória do que a muscular, talvez pela variação e também por ter me influenciado de alguma forma psicologicamente.



Passei a primeira metade do percurso, com 22:59 (4:36 min/km), que para mim, é um tempo alto, mas levando em consideração a altimetria estava ok 😰.
Porém na segunda metade senti muita dificuldade em manter o mesmo pace médio da primeira, e meu ritmo caiu drasticamente. Coloquei em minha cabeça que o objetivo era terminar a prova sem se sentir mal, e assim fui até cruzar a linha de chegada.
A última subida foi a pior de todas, o pace subiu bastante e todos os corredores ao meu redor estavam com a mesma dificuldade.

O tempo foi muito alto para uma prova de 10km (50:17 - oficial), porém fiquei em 9ª na geral feminina, o que mostra que mesmo com o tempo alto, fui relativamente bem na classificação final.

Parciais por quilômetro


O Marcelo voou, mesmo com este percurso, e completou na 9ª colocação geral no masculino nos 5km. Orgulho demais!



Provas com subida pesam ainda mais na parte psicológica, principalmente se ainda forem duas voltas iguais.

Mas o importante é manter o foco, e continuar os treinos rumo aos próximos objetivos, pois provas passam e nos deixam aprendizados, independente da distância.



Parabéns a todos que enfrentaram este desafio!

Vamos em frente, continuando a treinar e superar a nós mesmos.

Bons treinos!

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Parabéns Dani e Marcelo é isso aeee...O treino jamais deve parar.
Abs.

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...