terça-feira, 7 de maio de 2013

Os primeiros passos

A cada dia percebo o quanto aumenta o número de pessoas que estão iniciando os primeiros passos na corrida. As dúvidas e receios são muito parecidos, além também da ansiedade característica em atingir resultados rápidos.

Observo que os objetivos destas pessoas são diversos, que envolvem qualidade de vida e estética. Existe também as pessoas que logo no início se tornam bastante competitivas, e com elas mesmas, tentando superar as metas que atingem diariamente.
E isso ocorre mesmo, mas é preciso respeitar os passos iniciais em uma prática esportiva, para que continue a longo prazo e com qualidade.



Lembro muito bem quando comecei nas corridas. E logo no início competia comigo também.
No primeiro dia achei que não iria conseguir. Senti muitas dores musculares e incômodos que jamais havia sentido, pois havia vivenciado a corrida apenas nas brincadeiras de infância.

Confesso que pensei em desistir, mas a minha vontade de continuar foi mais forte. E assim encarava cada dia como uma prova comigo mesma. Usava sempre uma unidade de medida para controlar esta "competição diária".
Como eu sempre corria na mesma avenida, a cada dia aumentava alguns metros na distância. Assim meu corpo criava uma resistência que me fazia suportar àquele esforço.



E dentro de aproximadamente 3 meses percebi que havia ultrapassado o primeiro degrau: o meu primeiro obstáculo. Consegui me manter por todo este tempo e com uma boa frequência. Fui "contaminada" pelo gostar da corrida e de todo bem estar que ela poderia me proporcionar.

Você que está querendo dar seus primeiros passos na corrida deve saber que o início é um pouco difícil, e esta dificuldade pode variar de acordo com cada um. Tudo isto está inteiramente ligado com o estilo de vida, com o tempo disponível, a rotina diária, e o principal: dos objetivos pessoais.



Por isso coloque objetivos iniciais compatíveis com o que pode oferecer e fazer no momento. Tenha uma frequência nos treinos dependendo de sua disponibilidade, e sempre em um horário que seja reservado para este momento que é todo seu.



E independente da fase de treinamento que você esteja lembre-se sempre de se respeitar, preste atenção no seu corpo e de maneira consciente. A corrida proporciona muitas alterações fisiológicas e diversas sensações que seu corpo irá se adaptar com o tempo.

E NÃO DESISTA! A corrida se bem planejada só te trará benefícios, desde que sempre tenha em mente objetivos atingíveis e concientes.

Bons treinos!




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