quarta-feira, 19 de outubro de 2016

E a meia maratona continua sendo a minha distância preferida: W21K Asics 2016

Desde quando comecei a correr, vivenciei todas as distâncias oficiais nas competições que participei.

Gosto bastante dos 5k, dos 10k, inclusive vibrei muito quando melhorei as minhas marcas nelas há algum tempo atrás. Os 15k, as 10 milhas (16,090), são distâncias excelentes para correr e principalmente para quem está na transição para a meia maratona. Há, inclusive a maratona eu participei, 5 vezes, porém muito exigente. Mas é a meia maratona que é a minha preferida, a minha distância querida, que me trouxe diversas alegrias em todos estes anos (assim como as outras também :).

Já corri forte (para uma corredora amadora) a meia maratona. Abaixo de 1h30, tenho 7 medalhas conquistadas. 

Atualmente não estou com todo este fôlego (risos), porém ainda me sinto feliz quando participo desta prova.

E domingo não foi diferente. Participei da minha ........ (perdi as contas de quantas meias já fiz), meia maratona na W21K Asics, exclusiva para mulheres (apesar de ter visto diversos homens correndo - não pode não viu!!)

Foto: Marcelo Jacob


A meta era completar abaixo de 1h45m. Isso me fez lembrar quando corri a primeira meia no ano de 2002, se não me engano. Completei em 2h, e após isso coloquei uma meta de correr em 1h50, e depois em 1h45, e assim fui conquistando até chegar em minha melhor marca que conquistei em 2015: 1h26:50.

A largada marcada para as 7h foi pontual. A prova foi extremamente organizada durante todo o percurso. Hidratação suficiente a cada 2km, percurso bom de correr, e clima favorável, pelo menos até as 8h estava.

Corri a minha primeira meia maratona com o calçado minimalista Five Fingers, da Vibram. Me sinto confortável correndo com ele, assim como todos os tênis que utilizo de drop mais baixo.

Chamou a atenção de muita gente durante o percurso (risos). Porém me mantive concentrada no objetivo que tinha a cumprir.

Foto: Marcelo Jacob


Controlei a minha prova, marquei parciais a cada 5K.(eu aconselho em uma meia, ao invés de ficar controlando km por km, coloque distâncias maiores como a cada 5k, por exemplo. Assim você não fica muito "pressionado com o ritmo" e corre muito mais solto.

Foto: Fotop - Webrun


Para alcançar o meu objetivo teria que completar cada 5k abaixo de 25 min. E assim foi. 
Abri uma margem boa nos primeiros 5k, nos quais completei em 23:44, a segunda parcial foi de 24:37(o ritmo caiu um pouco porém estava na meta), a terceira foi de 24:59 (ufa, quase! Porém estava com uma boa margem), e a quarta e última que foi de 6k, para completar a meia foi de 31:38, a única acima de 5 min/km. Mas como tinha uma margem, concluí a prova em 1h44:54!

Foto: Fotop - Webrun


Consegui!Ritmo médio de 4:58min/km. Meta alcançada! 

E fiquei muito feliz viu! 

Foto: Marcelo Jacob

Foto: Marcelo Jacob


Você pode estar se perguntando agora: como que uma corredora que tem como melhor marca 1h26, pode ficar feliz com 1h44? 

E eu respondo: Porque entendo perfeitamente o meu corpo e sei respeitá-lo. E também sei que posso conquistar muitas metas ainda, pois o sentido da corrida, do desafio comigo mesmo, sempre permanecerá, e o gosto de uma conquista pessoal também, independente do ritmo.

Quero parabenizar a Iguana Sports pelo evento, e por toda organização, e também dar os parabéns as duas alunas que estrearam na distância: Melissa e Aline! E também a amiga Carol! Parabéns a todas!

E a meta agora é seguir em frente, e nunca, jamais, perder toda esta motivação que estes 16 anos de corrida me ensinaram. e ainda me ensinam.

Até a próxima e muito obrigada por sua visita!


Um comentário:

Daniel disse...

Dani, parabéns pela ótima participação!

O que 2020 te ensinou com relação a corrida?

2020. Um ano em que muitas coisas mudaram na vida de todos. Um ano em que diariamente vimos o quanto a pandemia levou pessoas, mudou o norma...