segunda-feira, 25 de abril de 2016

Qual é o seu ritmo?

O ritmo na corrida indica a velocidade em minutos por quilômetro (min/km).
Quando você visualiza em sua planilha o ritmo, significa que cada quilômetro você percorrerá naquele tempo. Exemplo: um treino contínuo de 10 km, com ritmo de 5 min/km, terá um tempo total de 50 minutos.
Mesmo se a distância não atingir 1km, podemos determinar o seu tempo através do ritmo. Exemplo: 5 x 800 metros com o ritmo de 4:30 min/km. Cada volta de 800 metros terá o tempo de 3:26 min/km.
Cada método de treino na corrida possui um ritmo diferente. Treinos de menor volume, o ritmo será mais rápido, e treinos de maior volume, o ritmo será mais lento. Com a evolução nos treinos você melhora este ritmo, e assim ele deve ser ajustado constantemente. Os treinos intervalados são os que promovem melhores resultados neste aspecto.
O treinamento indicará o melhor ritmo para uma determinada prova que pretende participar. Por isso é tão importante respeitá-lo desde o início. Também há estratégias de ritmo para as competições, mas isso ficará para um outro texto.
Bons treinos em busca de seu melhor ritmo!

Texto publicado originalmente no site Go Running: 

Um comentário:

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Parabéns pelo texto e a publicação no Go Running. Destaque merecido!
beijos e bons kms!
Helena
Blog Correndo de bem com a vida
Twitter @Correndodebem
IG @correndodebem

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...