domingo, 4 de outubro de 2015
O retorno
Há algumas postagens comentei sobre uma dor intermitente que impediu de correr por dois meses. Na época não imaginava que esta dor estava relacionada com um problema nas costas, mais especificamente em duas vértebras lombares, L4 e L5.
A fase mais critica foi após a minha participação nos 6k da Olympikus Family Run, no Rio de Janeiro, tive que interromper totalmente os treinos de corrida, mantendo apenas giros leves com a bicicleta e alguns exercícios de fortalecimento que não me causassem dor.
E foi através de exames de imagens e orientações de grandes profissionais que pude realizar um tratamento adequado.
Mas esta postagem é para contar a vocês como estou no retorno aos treinos.
Iniciei esta fase dia 22 de setembro, e este foi o dia de comprovar que estava curada. A paciência é essencial agora, para que eu possa aos poucos me readaptar a rotina de treinos.
Organizei o meu planejamento, priorizando inicialmente volume baixo e ajuste da intensidade conforme as minhas evoluções semanais.
A frequência até o final deste ano será de 3 vezes semanais nos treinos de corrida, alternados com 3 dias de musculação, e um de ciclismo.
Coloquei uma prova alvo no final de novembro, para ter um parâmetro e comparar com marcas anteriores a lesão.
Na próxima e terceira semana de treinos, retorno aos estímulos de velocidade, através de fartleks, e mais a frente intervalados intensivos e extensivos, e treinos de ritmo, quando a competição se aproximar.
O controle é através da combinação das variáveis volume, intensidade (velocidade), tempo, percepção de esforço e cansaço. A partir destes dados consigo calcular a carga de treinamento diária, e a distribuir de forma adequada.
Estou muito contente por retomar a rotina de treinos, com muito mais cautela e paciência, aplicando todo conhecimento adquirido nestes meus 15 anos de corrida de rua aliados ao que trabalho e estudo diariamente.
Será um grande prazer relatar nas próximas postagens sobre a minha evolução nos treinos e os ajustes feitos para isso.
Obrigada por sua visita! Bons treinos!
#correreminhavida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Corrida de São Silvestre na Áustria: Woche Silvesterlauf
No mês de dezembro o Marcelo descobriu que havia aqui na Áustria uma prova chamada São Silvestre. Foi uma surpresa no início, mas depois pe...

-
A prática da corrida de rua está há tantos anos inserida na minha vida que ela se tornou algo impresso no meu dia. No início, ela parecia...
-
Dia 13 de março competi na primeira prova do ano de 2022. Fiz diversos treinos específicos para ela e em mente defini o ritmo ideal para con...
-
Mais uma meia maratona que participei, e mais uma grande experiência. Nunca havia participado desta prova em Campinas, que este ano completo...
Um comentário:
Legal saber que está de volta aos treinos. É muito chato quando ficamos impossibilitados de fazer o que a gente mais gosta.
Bom retorno e bons treinos!
Postar um comentário