quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Conquistas nas meias

Corrida Circuito Athenas - 02/11/14
Marcelo: recorde pessoal na distância

Iniciei a orientação aos treinos do Marcelo em janeiro de 2014.

O seu objetivo era correr sua primeira meia maratona. Ele já havia feito duas provas com distâncias mais aproximadas no ano anterior, e tinha um histórico de seus tempos em provas menores.

Após conhecer a sua rotina de treinos, e o que fazia em cada sessão, mostrei a minha proposta com base em sua meta inicial: Meia Maratona de Sampa, dia 11 de maio.

Seus treinos aconteciam três dias da semana, com os métodos contínuo e intervalado.

Toda semana ele preenchia uma planilha com informações que eu utilizo para um melhor controle e acompanhamento.

Gradativamente aumentamos o volume dos treinos, e no período específico a intensidade, inserindo também um longo realizado no final da semana.

Tivemos um tempo suficiente para a progressão nos treinos, que garantiu a previsão de sua meta a ser alcançada.

Primeira meia maratona sub 1h45': Meia de Sampa - 11/05/14 - 1h41'34"

Após o período de transição, próxima meta, mais uma meia maratona, com um tempo abaixo da meia anterior. Prova escolhida: Run the Night etapa SP, dia 30/08.

Os treinos continuaram nas 3 vezes por semana, com os métodos continuo, intervalado, longo e também os de ritmo no período específico.

A evolução era clara, a sua percepção de esforço perante aos treinos ia se modificando e demonstrando uma melhora em seu rendimento.

Segunda meia maratona do ano: Run the Night - 30/08/14 - 1h40'57" (recorde pessoal)

Esta conquista já definiu a meta seguinte após o período de transição, terceira meia maratona, sub 1h40'. Prova escolhida: Circuito Athenas, dia 02 de novembro.

Este foi o planejamento de menor duração quando comparado aos dois primeiros.

Para a primeira meia foram 17 semanas, 15 para a segunda, e para esta última, 8 semanas.
Olhando o planejamento como um todo, as duas primeiras fases foram a base para a última meta. Todo ganho obtido foi transferido e lapidado.

A maior parte das semanas de treino foram mantidas em três sessões, com os métodos contínuo, intervalado, longo e ritmo no período específico.

Os treinos já mostravam o alcance de sua meta. A prova foi o registro oficial do que já havia conquistado nos treinos.

Terceira meia maratona do ano: Circuito Athenas - 02/11/14 - 1h38'57" (recorde pessoal)

O controle de seus treinos foi essencial para obtermos dados precisos, predizer ritmos e os resultados nos treinos e nas provas.

Parabéns Marcelo por todas conquistas, são derivadas de sua dedicação e disciplina.


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