Arlindo, Wilson, Lucas e Marcelo, corredores amadores que incluem em um pequeno espaço da rotina diária os treinos.
Cada um tinha o seu objetivo pessoal, e no período do treinamento pude acompanhar todos os desafios.
Acima de todos os princípios do treinamento priorizo o da individualidade. É nele que se encontram as características de cada um, de como o corpo responde a um estímulo, o tempo que ele precisa para a recuperação, o período necessário para a adaptação e melhora do rendimento.
O corpo humano é extremamente complexo, e por isso o planejamento não é algo simples. E quando falamos de provas longas como a meia maratona e a maratona, o controle necessita ser preciso.
Ao acompanhar e orientar estes alunos isso ficou muito claro. Para cada um deles, uma estratégia foi utilizada no decorrer dos treinos.
Além disso há tantos fatores envolvidos no treinamento que o tornam extremamente complexo assim como o nosso corpo. Na competição todos fatores também estão presentes, acrescido de outros que podem influenciar e muito no rendimento e resultado final, positivamente ou negativamente. Por isso a importância de um planejamento correto e direcionado a pessoa.
Por isso cada sessão de treino é importante, e ela não está ali por acaso. Ela tem uma contribuição no todo. É só pensar sua planilha como se ela fosse um quebra-cabeça. Se você mudar a posição de alguma peça ou até mesmo o tamanho de alguma, elas não irão se encaixar mais, comprometendo o produto final: o seu objetivo!
Quero parabenizar a estes alunos por esta mais nova conquista! Parabéns por terem conseguido driblar os afazeres e problemas da vida para continuarem no caminho certo. Que a corrida realizada se transforme em uma nova experiência e um grande aprendizado para os próximos objetivos.
Parabéns a todos! Muito orgulho de vocês alunos e amigos, acima de tudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário