quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Alguns pensamentos: Educação Física

Desde o ano de 2009 quando iniciei minha graduação em Educação Física posso afirmar que a minha visão da área modificou bastante.

Foi a corrida de rua que influenciou na minha decisão de ser uma professora de Educação Física, um esporte visto pelo senso comum como uma prática extremamente simples, mas que na realidade envolve e necessita um conhecimento cientifico e estudos constantes.

Depois de 4 anos estudando as disciplinas oferecidas na graduação, me formando, sinto que a cada dia preciso estudar muito mais. Alunos levantam dúvidas frequentemente, e a grande maioria vem com conceitos obtidos na mídia, que infelizmente transmite diversas informações controversas e errôneas. E essas informações são constantemente repetidas e isso acaba dando a impressão que é uma verdade e ponto final.

Por essa razão continuo sempre em busca de mais conhecimento e estudo, e através da pós graduação a qual estou cursando atualmente visualizo o quanto certos conceitos se modificam em tão pouco tempo.

Os professores possuem muitas dúvidas e questionamentos assim como nossos alunos que não fazem parte da área. E estão no caminho certo de expor e quebrar certos paradigmas que imperam em muitos assuntos.

Fico feliz em ver que muitas pessoas valorizam o professor de Educação Física. Diariamente no trabalho percebo o quanto muitos alunos depositam total confiança em nós e querem ir em busca de seus objetivos, seja o alcance de uma melhor qualidade de vida, um auxílio no tratamento de alguma patologia, uma melhora de rendimento em uma determinada modalidade esportiva, estética, ou apenas a melhora da auto estima, e isso está mais que comprovado o quanto o exercício físico auxilia.

Ouvir de um aluno que ele recebeu um elogio do médico depois do resultado de um exame, e visualizar o seu semblante com um sorriso iluminado. Essa profissão pode proporcionar isso!

A corrida é a minha aliada a entender o funcionamento e complexidade do corpo humano. Quando estudo sobre algum determinado assunto, começo a pensar sobre ele através da corrida. E muitas vezes essa visualização é facilitada, pois é o momento em que consigo unir a teoria e a prática, dois componentes que estão separados por seus conceitos, mas que devem andar juntos sempre!

Parabéns a todos Professores de Educação Física que encaram a profissão seriamente, e estão sempre em busca de oferecer um melhor atendimento e informações corretas a seus respectivos alunos, pois eles não são números, são o reflexo de seu trabalho e dedicação, seja em qual setor que atuar.



Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pra ti também que tem buscado constantemente o aperfeiçoamento...

Abs

Fábio

O que 2020 te ensinou com relação a corrida?

2020. Um ano em que muitas coisas mudaram na vida de todos. Um ano em que diariamente vimos o quanto a pandemia levou pessoas, mudou o norma...