terça-feira, 4 de setembro de 2018

De volta as “longas” – Período competitivo nº 2 de 2018


Desde quando comecei nas corridas de rua, as provas “mais longas” sempre me atraíram mais.

Acredito que por minha estreia ter sido na São Silvestre, isso pode ter influenciado o meu gosto e também ficar mais alinhado com a minha personalidade.

Fiquei por mais de um ano recentemente (aproximadamente 1 ano e 5 meses), dedicando as provas de 5km. Meus treinos estavam direcionados a elas e consegui conquistar meu sub 20 minutos e aproximar de minha melhor marca pessoal.

Meus treinos ficaram muito bem organizados, e completo pela primeira vez 3 anos sem me lesionar, isso sem deixar de fazer treinos de maior volume e os de maior intensidade.

O segredo foi respeitar cada sessão de treino e objetivo, assim o corpo teve o tempo para recuperar e receber os estímulos da forma mais adequada possível.

Iniciei no mês de abril minha periodização para as provas mais longas (10, 15 e 21km), e no dia 2 de setembro, marquei o reinício nas provas.

Escolhi a Corrida Venus 15km, uma prova somente para mulheres, e com um percurso bom de se correr.

Os meus treinos me guiaram para definir meu pace alvo, e assim fui muito confiante para esta reestreia.

A meta era correr entre 4:25 – 4:30, pace de meus treinos de Limiar e Ritmo.





Mantive nas parciais paces muito próximos disso e conquistei o meu objetivo muito feliz e satisfeita pela corredora que estou construindo novamente.




Completei os 15km em 1:05:30, (4:22 min/km), quarta colocada no geral.


Há aproximadamente 1 ano e meio atrás, este era meu pace nas provas de 5km, para se ter uma ideia da evolução.

Por isso que sempre digo aos meus amigos corredores e alunos: o treino é nossa aprendizagem diária, respeitar o que cada sessão pede, é fundamental. A hora de correr leve precisa ser tão respeitada quanto a hora de correr forte. Somente a variabilidade dos estímulos trarão ganhos em nosso condicionamento geral, e melhorar nosso rendimento.

Respeite sempre seus treinos!



Finalizando, quero agradecer especialmente ao Marcelo, que realiza todos os treinos comigo. Esta parceria é fundamental, muito obrigada por tudo!



E no próximo domingo, a segunda prova deste período competitivo, 10km do Clube Pinheiros. E desta vez o Marcelo também corre, nos 5km, sua primeira prova deste segundo período competitivo de 2018..



Obrigada por sua visita e bons treinos!

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