domingo, 14 de outubro de 2012

Sub 40: Consegui!!!

O dia 14/10/2012 se tornou um momento inesquecível da minha vida no mundo da corrida. O dia em que meu tão sonhado sub 40 nos 10K foi alcançado.
Talvez uma pessoa que não faça parte do mundo de corredor pode achar isto sem importância ou sem relevância alguma. Só quem é corredor que pode entender o que estou querendo dizer.

Lembro-me quando comecei a correr, o quanto foi difícil conseguir suportar as dores no início, mas que iam desaparecendo com o tempo em que meu organismo ia se acostumando ao esforço.
Nesta época, as minhas marcas nas distâncias melhoravam rapidamente, de um mês para outro conseguia diminuir muitos minutos. Era incrível!

Mas com o passar dos anos, estas melhoras foram ficando mais difíceis, exigiam um esforço maior do meu organismo, além de mais dedicação aos treinos. Era como se eu chegasse a um ponto em que tivesse um obstáculo muito maior para ultrapassar. E bem maior do que antes.

E hoje, a etapa de São Paulo do Circuito Caixa foi palco de um sonho que foi realizado. Isso mesmo: um sonho! Pois quando comecei a correr via as mulheres mais rápidas e pensava: um dia vou correr como elas!
Consegui conquistar o meu sub 40 nos arredores do estádio do Pacaembú e elevado. Completei os 10K em 39'44".
Além disso também tive o privilégio de conhecer pessoalmente o grande atleta Marilson Gomes dos Santos, que possuo uma imensa admiração.





Parabéns a todos participantes!

11 comentários:

Uma corredora Amadora disse...

Parabéns, parabéns mesmo pela meta alcançada: é índice de corredor de elite. Parabéns mesmo!

André Bandera disse...

Oi Daniela,

Passo aqui direto para acompanhar os relatos das provas que participa.

Parabéns pelo resultado grandioso conquistado, como corredor sei muito bem o que significa essa marca, tempo sub 4minutos no KM incrível. Parabéns e continue os treinos que outros ótimos resultados virão.

Estou na luta como você, tenho 41:31 nos 10k, pretendo alcançar sub 40minutos ainda esse ano, na etapa athenas são paulo.

Sou de Campo Grande MS, participo da Equipe Corrida de Rua MS [ http://corridaderuams.blogspot.com.br ] Rodrigo já passou aqui no seu blog para mandar um oi e dar apoio.

Parabéns e bon treinos.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá Daniela, que conquista !!! sub 40min nos 10k é meu objetivo tbm, parabéns

Abraços

corridaderuams.blogspot.com.br

Unknown disse...

Parabens Dani , neste percurso sub-40 é dificil, eu ate tentei , o clima estava propenso pra isto, mas o vento do minhocão me atrapalhou, eu consegui este tempo 01 vez este ano e consegui o desafio da contra relogio , agora vou tentar domingo que vem de novo, voce foi muito bem !!! espero que vire rotina pra voce...Foi um prazer conhece-la pessoalmente.

Daniel disse...

Nussa! 10Km em 40'! Resultadão! Parabéns! Mas, sinceramente, não necessariamente pelo sub 40, pq 40 é só um número! Parabéns pelos 41' e pelos 42' antes deles tb, pois continuam sendo grandes marcas! Um dia eu ainda consigo um 50'! hehehehe

Rafael oliveira disse...

Parabéns pelo resultado, me motiva a também querer alcança-lo! continue firme e superando muito mais barreiras.

www.temposminimos.blogspot.com.br

Gerson disse...

Grande dia este heim!!! Parabéns mais uma vez por tudo que representa no Atletismo/Corrida de Rua. Fiquei muito feliz neste dia. Grande abraço e em frente, sempre!

Daniela Barcelos disse...

Obrigada Professor Gerson por seu comentário e por tudo que aprendi e ainda aprendo com você. Este dia foi muito importante. Lembro-me que quando começou a corrida você estava próximo a placa dos 2K, e lá eu já havia percebido que conseguiria fazer uma boa prova. Nunca me esqueço de quanto me ajudou. Um grande abraço!

Unknown disse...

Você disse bem, Daniela, só quem corre sabe como é difícil fazer 10 km em menos de 40". Não são muitos os que conseguem e entre as mulheres o número é menor ainda. E sendo no Pacaembu, que não é um percurso que favorece bons tempos, o seu feito ganha mais valor.

Tenho o objetivo de fazer em 40", meu melhor tempo é 43:37. Queria saber sua opinião, como atleta e educadora física, se um corredor comum, que não tenha uma genética privilegiada, na faixa de 40 anos, consegue chegar nessa marca com muito treino. A genética é um fator que pesa muito?

Abs

Daniela Barcelos disse...

Oi Mauricio, obrigada por seu comentário. 
Sim, é possível você almejar uma marca sub 40' nos 10k. Seu treino deve ser totalmente direcionado para esta distância, trabalhando com os métodos que mais estimulam a melhora da velocidade, como os intervalados intensivos e extensivos, além dos outros como complementares.
Procure uma prova alvo, e foque bastante nos treinos, evitando participar de muitas competições seguidas. Elas poderão te auxiliar desde que as encare como um treino, pois se tentar melhorar suas marcas em todas elas, corre o risco de ficar muito cansado e não evoluir.
Tenho um aluno, que atualmente está com 43 anos, e em um ano, melhorou a sua marca nos 10k de 45' para 43'. Este ano tentaremos um sub 42' agora em outubro. A meta sub 40' ficará mais para frente, planejamos que seja no final de 2016.
Respeitar os passos com calma é essencial. Somente com paciência conseguimos alcançar patamares maiores e nos surpreender.
Bons treinos, e obrigada por visitar o meu blog.

Unknown disse...

Daniela, obrigado pelas dicas. É bom saber que é uma meta possível de ser atingida. Porque senão a gente fica sofrendo tentando buscar algo que na verdade é inatingível, que está além das nossas capacidades físicas. Quando se atinge um certo patamar, baixar 1 min, até mesmo 30 seg., se torna uma tarefa extremamente difícil.

Abs e boas corridas.

Graz Marathon 2023

D ia 8 de outubro participei da corrida Graz Marathon, na cidade de Graz, que fica por volta de 30km de onde moramos. Graz é a segunda maior...